Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Empresas e Direito Digital

há 4 anos


A tendência da economia é cada vez mais estar atrelada às tecnologias. Esse recurso melhora o funcionamento e desempenho das empresas. No meio digital, muito se fala em empresa digital. Entretanto, deve-se atentar à terminologia, pois se distingue das empresas reais com extensão virtual.

As empresas digitais existem predominantemente no meio virtual. Predominantemente pois pode existir um local de armazenamento de mercadorias. Já as empresas reais com extensão virtual possuem efetivamente o meio físico, porém têm desdobramento digital. Para essas empresas uma das grandes questões enfrentadas é o enquadramento certo para fins tributários. A depender do caso poderão ser empresas de serviços, empresas comerciais ou empresas de tecnologia. Por isso, desde o nascimento deve-se pensar na determinação da empresa.

Outro ponto a ser considerado antes de lançar uma empresa ao mundo digital é verificar se há capacidade de logística e infraestrutura para atender os clientes a tempo, em qualquer lugar e dentro de qualquer legislação. Uma boa solução é fazer o Termo de Uso dos Serviços e a Política de Privacidade para se evitar riscos.

Além disso, empresas que utilizam esse meio devem tomar cuidado com alguns aspectos como: a responsabilidade no uso das redes sociais, o tratamentos de dados dos consumidores, a adoção de compliance digital, entre outros.

A inovação tecnológica e os aspectos jurídicos, Direito Digital, devem ser observados a fim de prevenir riscos e para que as constantes mudanças não atinjam negativamente os empresários.

  • Sobre o autorAdvogada especialista em Direito Constitucional, Digital e Compliance e Autora
  • Publicações6
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-e-direito-digital/897667315

Informações relacionadas

Karina Pataluch Lourenção, Advogado
Notíciashá 3 anos

Mas afinal, o que é direito digital?

Rodrigo Gurgel, Advogado
Artigoshá 4 anos

Introdução ao Direito tributário

Bruno Fuga, Advogado
Notíciashá 6 anos

Direito Digital e Empresarial

Direito Digital

Direito Digital

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quer aumentar seus resultados na advocacia? O Kit Advogando Premium conta com mais de 150 mil modelos de petições prontas em uma só plataforma. Você terá acesso VITALÍCIO na plataforma de petições mais completa e atualizada da internet!

As atualizações são semanais e você ainda contará com suporte online para realizar pedidos de modelos. E o melhor de tudo? O pagamento pode ser parcelado no cartão em até 10x sem juros!

Acesse este link e veja todas as vantagens >> bit.ly/kitadvogadopremium continuar lendo